Precisa-se de líderes como se fossem formigas

As igrejas precisam de líderes e membros como se fossem “formigas”! “Estou muito cansado/a!” Essa é uma das frases mais ouvidas em nosso tempo. As pessoas andam esgotadas tanto fisicamente como emocionalmente. Quando chegam à igreja após uma semana intensa de trabalho e muitos desafios, o que muitos esperam é participar de um momento de louvor abençoado e ouvir uma palavra inspiradora e poderosa! 

O mercado de trabalho e as inúmeras atividades têm “sugado” grande parte do vigor de nosso povo! Os sábados tornaramse para muitos um dia para "colocar a casa em ordem" e o domingo para descanso e costumeiramente ir ao culto! Precisamos olhar para as formigas e refletir sobre seus caminhos! As famílias precisam de pais e filhos/as como "formigas". Quando todos se reúnem há pouco esforço em conjunto! Cada um corre para seu espaço isolado ou desfruta dos seus smartphones. Há raros momentos em que as famílias fazem algo juntas! Os que moram longe podem estar mais próximos do que aqueles que vivem na mesma casa.

A tecnologia mal utilizada pode espalhar esse "formigueiro" criado por Deus. O propósito fundamental foi de que a família fosse uma só carne, mas cada "formiga" parece lutar pelo seu próprio inverno, individualmente. 

As empresas precisam de profissionais como “formigas”. Há profissionais que precisam de chefes para produzir. Se não forem cobrados não cumprem suas responsabilidades com excelência. Fazem o mínimo necessário e não surpreendem seus superiores. Formigas não olham para os lados com a intenção de comparar a sua carga com as demais! Precisa-se de formigas! Formigas que trabalhem em equipe independentemente do seu cargo ou do que receberão no futuro. 

Precisa-se de formigas com a capacidade de se reorganizar mesmo quando tentam separálas. Precisa-se de formigas que respeitam a hierarquia e não almejam nada além de servir e com um objetivo único. Por onde passam deixam um rastro de trabalho reconhecido por todos. 

Precisamos nos despertar de um sono que invadiu muitas igrejas, famílias e também as empresas! Podemos ter líderes e liderados que acordam cedo e se deitam tarde e mesmo assim serem preguiçosos?! Sim! A preguiça pode estar presente em qualquer área de nossas vidas, pois ela precisa ser entendida como desânimo. Quem pode dizer: "Estou 100% animado em todas as áreas da minha vida”? 

Se essa é uma verdade, é hora de olhar para as formigas e aprender com elas lições como Foco, Unidade, Equipe e jamais desistir até que o trabalho seja realizado! 

* Presítero Washington Zucoloto, Igreja Metodista em Jardim Bonfiglioli, São Paulo, Brasil. Este artigo foi publicado originalmente pelo Expositor Cristão: http://www.metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/expositor-cristao/expositor-cristao-2015-06.pdf

Concilio de Obispos
El Obispo Ruben Saenz Jr. presidió una sesión de la Conferencia General de La Iglesia Metodista Unida de 2024 celebrada en Charlotte, Carolina del Norte. Saenz, quien dirige la Conferencia Anual Horizon de Tejas, es copresidente del equipo de diseño del Encuentro de Liderazgo que se celebrará en octubre. Él y otros/as organizadores/as esperan involucrar a todos/as los/as miembros de La Iglesia Metodista Unida en el encuentro a través de una encuesta y seminarios web, programados de enero a marzo. Foto de archivo de Mike DuBose, Noticias MU.

Obispos/as llaman a todos/as para ayudar en el fortalecimiento de la iglesia del futuro

El Concilio de Obispos/as invita a todos/as los/as metodistas unidos/as a participar en una encuesta histórica a nivel de toda la denominación y a unirse a una serie de seminarios web para prepararse para la Reunión de Liderazgo que se celebrará en octubre.
Temas Sociales
Concilio de Iglesias Evangélicas Metodistas de Venezuela (CIEMVE).

Comunicado del Concilio de Iglesias Evangélicas Metodistas de Venezuela

El CIEMVE rechazó la violencia para resolver los conflictos en Venezuela y hace un llamado a la oración, la unidad y la defensa de la vida y la profundización de la democracia.
Temas Sociales
Mural que ilustra una mujer inmigrante abriendo sus brazos en símbolo de libertad y esperanza, ubicado en la fachada de uno de los edificios que albergan inmigrantes dentro del Centro de Atención al Migrante Irregular (CAMI) de Danlí, Honduras, donde funciona la clínica metodista unida auspiciada por UMCOR. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticia MU.

Como en la Epifanía, en la migración la esperanza persiste y las fronteras no la detienen

En la Epifanía, la historia de quienes siguieron una estrella para hallar esperanza ilumina hoy el camino de millones de personas migrantes que continúan desplazándose, desafiando fronteras y políticas de exclusión en busca de una vida digna.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2026 United Methodist Communications. All Rights Reserved