Posicionamento do CLAI/Brasil em defensa da democracia, da paz e da justiça

Considerando o ambiente político nacional e o clima de mobilizações políticas destes últimos dias, cremos que se faz necessário agir com discernimento e sabedoria na luta pela manutenção da democracia, da paz e da justiça.
 
Por isso, juntamo-nos a todas as vozes proféticas, que vêm denunciando a injustiça cometida por pessoas ou grupos que querem acabar com a democracia do nosso país.
 
Em meio aos poderosos que matam e querem calar a voz de todas as pessoas que lutaram e lutam para libertar o povo oprimido, que vivia à margem da sociedade, sem direitos e sem voz, devemos perceber os “sinais” libertadores onde a justiça se faça presente.
 
Dessa forma, nosso desafio é seguir firmes na resistência negando ao ódio, a violência e a opressão;
 
Devemos nos manter em constante diálogo, fortalecendo nossos direitos fundamentais de uma democracia justa e transparente;
 
Continuemos firmes no anúncio e na denúncia de injustiças, pois Jesus afirma que “Felizes aqueles que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu, pois foi assim que perseguiram os profetas, que vieram antes de vocês”. (Mateus 5,10-12).
 
Lembremo-nos que Jesus disse aos fariseus e escribas: “Se meus discípulos se calarem, até as pedras gritarão”. Que descubramos juntos, nesses processos sociais e políticos, sinais de que o projeto libertador vem para todas as pessoas e os poderes violentos deste mundo, sejam eles, econômicos, políticos, jurídicos ou religiosos não terão vez e nem voz.
 
Não podemos nos calar e nem tolerar mudanças políticas conservadoras e retrógadas que nos afastam dos projetos de paz e justiça para todas as pessoas. Sigamos na busca e luta pelos direitos e pela dignidade de vida. Pois o desafio de todo cidadão e toda cidadã, cristão e cristã está em meditar sobre a verdade, ler criticamente o que a imprensa vincula, buscar a paz que promove em sua vida frutos advindos da justiça. E com isso, não apenas oremos, mas também pratiquemos ações para que o Deus da justiça gere em nosso país uma limpeza completa, pois não aceitaremos mais imposição de espinheiros (Juízes 9.7-20).  E que Deus seja misericordioso para com o nosso país e para com todos! 
 
Diretoria do CLAI - Região Brasil
 
Temas Sociales
Concilio de Iglesias Evangélicas Metodistas de Venezuela (CIEMVE).

Comunicado del Concilio de Iglesias Evangélicas Metodistas de Venezuela

El CIEMVE rechazó la violencia para resolver los conflictos en Venezuela y hace un llamado a la oración, la unidad y la defensa de la vida y la profundización de la democracia.
Temas Sociales
Mural que ilustra una mujer inmigrante abriendo sus brazos en símbolo de libertad y esperanza, ubicado en la fachada de uno de los edificios que albergan inmigrantes dentro del Centro de Atención al Migrante Irregular (CAMI) de Danlí, Honduras, donde funciona la clínica metodista unida auspiciada por UMCOR. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticia MU.

Como en la Epifanía, en la migración la esperanza persiste y las fronteras no la detienen

En la Epifanía, la historia de quienes siguieron una estrella para hallar esperanza ilumina hoy el camino de millones de personas migrantes que continúan desplazándose, desafiando fronteras y políticas de exclusión en busca de una vida digna.
Racismo
Revda. Dra. Lydia Muñoz.

El contagioso coraje de María

La Revda. Lydia Muñoz, directora de el Plan, comparte una transformadora visión de María y la valentía femenina a través de la fe y la historia bíblica. Una invitación a actuar con coraje, amor y compromiso frente a la injusticia.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2026 United Methodist Communications. All Rights Reserved