Plantação de Igrejas: um desafio de Deus

Plantar novas igrejas que sejam relevantes para a nossa sociedade é um grande desafio, pois as constantes transformações do século 21 exigem cada vez mais uma proposta de igreja que seja capaz de responder aos anseios sociais, sem desprezar a essência do evangelho.

Sobre isso, Ronaldo Lidório afirma: “Tenho argumentado que o plantio de igrejas é peça fundamental na Missio Dei. Sem o plantio de novas igrejas o propósito de Deus não é realizado na terra. A transformação da sociedade na direção de Deus ocorre através da sua agência, a Igreja, e assim comunidades locais de convertidos são a maior expressão de sua presença e seu desejo transformador.”(1)

Nessa perspectiva, percebemos que o discipulado e a plantação de Igrejas devem caminhar juntos, resultando num processo muito mais eficaz na multiplicação de novas igrejas. O primeiro desafio é, portanto, estabelecer uma rede de relacionamentos na cidade. Posto que os relacionamentos, bem como o discipulado, apresentam-se no processo de plantação de Igrejas como um aspecto-chave, que vai desde o primeiro contato evangelístico, passando pela formação de uma primeira célula – grupo base – e caminha até a formação de uma Igreja local autônoma. Portanto, nunca podemos desprezar os relacionamentos “fora-Igreja”. Pois essas pessoas facilitarão o processo de plantação da nova igreja, tornando-se discípulas testemunhadoras das boas-novas do Evangelho.

Existem várias formas de se iniciar uma nova igreja: através de metodistas que já estejam morando em uma localidade, como num bairro ou cidade onde ainda não exista a igreja. Pode ocorrer também por meio da mudança de um/a obreiro/a para um novo local, sem que exista um grupo prévio de metodistas etc. Mas independentemente de qual seja o caso, o importante é não perder de vista que a plantação de igrejas é a mais eficaz “metodologia evangelística debaixo do céu.”(2)

E devido a isso, ela deve estar no horizonte constante de todas as igrejas, pois cada nova igreja plantada tem grande potencial evangelístico por poder se adaptar rapidamente à cultura e ao contexto em que está sendo plantada, tornando-se assim parceira da igreja mãe e participando da “ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo.”(3)

É sobre esses desafios da plantação, que fomos instigados/ as e inspirados/as por Deus a começarmos o blog plantandoigrejas.com, que visa dialogar e auxiliar nesse processo que nós mesmos/as temos vivenciado, nesta tarefa que Deus tem colocado à sua igreja.

Plantar igrejas é um desafio possível e que nos proporciona experiências que levaremos para sempre em nosso ministério pastoral; é entender que podemos fazer parte daquilo que o Senhor deseja realizar no mundo, é um desafio que tem se apresentado nas cidades de Pouso Alegre/MG e Aracruz/ ES, onde estamos nomeados e trabalhando na plantação, e em muitas outras onde cremos que o Senhor levantou, levanta e continuará levantando obreiros/as para cumprir sua missão: “indo façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Mateus 28.19)

 

(1) LIDORIO, Ronaldo. Plantando Igrejas: Teologia Bíblica, Princípios e Estratégias de Plantio de Igrejas. São Paulo/SP: Casa Editora Presbiteriana, 2007. p. 43-44.

(2) WAGNER, C. Peter. Church Planting for a Greater Harvest. Ventura/CA: Regal Books, 1990. p. 11.

(3) IGREJA METODISTA. Cânones da Igreja Metodista. Piracicaba/SP: Equilíbrio Editora, 2012. p. 30.

 

* Douglas Franco Bortone e Pr. Lucas Andrade Ribeiro. Este artigo foi publicado pelo Expositor Cristão. Para ver a publicação original abrir este link: http://www.metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/expositor-cristao/expositor-cristao2014/Expositor%20Cristao%20Outubro%202015.pdf

Temas Sociales
La Pastora Jackeline Vives coordinadora de abogacía y estrategia (izquierda), la Revda. Rosanna Panizo coordinadora de Educación en Abogacía (derecha) y la Dra. Emma Escobar presidenta de MARCHA (centro), moderaron el seminario web "Escuchando Nuestra Esperanza" en el cual participaron líderes hispano latinos de las diferentes jurisdicciones de La Iglesia Metodista Unida. Captura de pantalla Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

MARCHA organizó seminario web en apoyo a ministerios con migrantes

Las políticas migratorias del actual gobierno, está afectando la vida cotidiana de muchas familias migrantes en EE.UU. y Puerto Rico y se denuncian atropellos y violaciones a los derechos humanos, en medio deportaciones masivas. Iglesias y líderes están acompañando a muchos de los afectados en sus comunidades.
Entidades de la Iglesia
Algunos/as de los/as miembros del Comité Ejecutivo del Plan para el Ministerio Hispano-Latino de La Iglesia Metodista Unida. De izquierda a derecha (de pie): Rev. René Pérez, Raúl Alegría, Revda. Dra. Lydia Muñoz, Obispa Sandy Olewine, Obispa Lizzette Gabriel Montalvo y Jen Ihlo, Rev. Dr. Rodrigo Cruz. Sentados/as: Dra. Emma A. Escobar, Revda. Ella Luna Garza, Revda. Fabiola Grandon-Mayer y el Rev. Giovanni Arroyo. Foto cortesía del Plan para el Ministerio Hispano-Latino (PMHL).

Comité del Plan para el Ministerio Hispano-Latino se reunió en Baltimore

La reunión correspondiente a periodo de primavera, coincidio con la de la Junta Directiva de GCORR, por lo que fue una buena oportunidad para fortalecer las relaciones y trabajo conjunto de ambas organizaciones.
Faith Sharing
Revda. Dra. Lydia Muñoz.

Cuaresma de Solidaridad

"Manténganse despiertos y oren, para que no caigan en tentación. Ustedes tienen buena voluntad, pero son débiles". Mateo 26:41.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved