Declaração de pastores latinos da Conferência Virginia

... e o que o Senhor exige de você, senão fazer justiça e amar a bondade e caminhar humildemente com seu Deus? - Miquéias 6: 8 (NRSV)

Sábado, 12 de agosto é um dia que muitos de nós se lembrarão por um longo período de tempo. Infelizmente, não é um dia que apreciaremos, mas um dia para lamentar e chorar. É um dia em que o ódio, o fanatismo e o racismo ocorreram não só em Charlottesville, Virgínia, o Estado que chamamos de lar, mas impactou toda a humanidade.

O Caucus Clérigo Latino da Conferência de Virgínia condena e chora ao mesmo tempo. Condenamos as práticas malignas do racismo, do ódio e do fanatismo como forças do mal. E lemos todos os dias enquanto testemunhamos em nosso Estado, nossa nação e o mundo, as vítimas dessas forças.

As palavras de Miquéias, essas três exigências do Senhor, fornecem a esperança e a certeza de que o amor de Deus sempre prevalece. Esses três requisitos são respostas holísticas que refletem um sinal externo (faça justiça), um sinal interno (bondade do amor) e um sinal ascendente (caminhe humildemente com Deus).

Como cristãos, devemos procurar fazer justiça. Este não é um incidente único ou um incidente que aconteceu durante a noite. É de natureza perpétua. Não podemos mais ignorar a injustiça e fingir que não está acontecendo, especialmente agora. Devemos fazer justiça expondo essas ações malignas cada vez que as vemos. Devemos falar contra elas cada vez e sempre. Devemos nos apresentar e juntar aos nossos irmãos e irmãs de todas as raças e religiões que estão sendo afetados. Devemos orar todos os dias.

Como cristãos, também devemos amar a bondade. Devemos abraçar nossos irmãos e irmãs que estão expostos ao fanatismo, à discriminação e ao racismo. Devemos ensinar aqueles que atuam por ignorância e medos. Devemos compartilhar com eles o amor que só Jesus pode dar e permitir que Ele nos use. Devemos permitir que o Espírito Santo nos guie. Devemos orar todos os dias.

Como cristãos, devemos caminhar humildemente com o nosso Deus. Esta é uma descrição de nossa atitude em relação a Deus. Nossa atitude para com aqueles que fazem o mal também se reflete em como caminhamos humildemente com o nosso Deus. Devemos depender de Deus e saber que nenhum nível de sacrifício pessoal pode ir além do nosso compromisso de fazer justiça e amar. Devemos orar todos os dias.

Sejamos instrumentos de paz de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deixemo-nos mostrar ao mundo que não há lugar para o ódio na Virgínia, na nação e no mundo. Deixemo-nos amar uns aos outros. Deixemo-nos fazer justiça, amar a bondade e caminhar humildemente com o nosso Deus.

O Caucus Clérigo Latino da Conferência de Virgínia.

Temas Sociales
La Pastora Jackeline Vives coordinadora de abogacía y estrategia (izquierda), la Revda. Rosanna Panizo coordinadora de Educación en Abogacía (derecha) y la Dra. Emma Escobar presidenta de MARCHA (centro), moderaron el seminario web "Escuchando Nuestra Esperanza" en el cual participaron líderes hispano latinos de las diferentes jurisdicciones de La Iglesia Metodista Unida. Captura de pantalla Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

MARCHA organizó seminario web en apoyo a ministerios con migrantes

Las políticas migratorias del actual gobierno, está afectando la vida cotidiana de muchas familias migrantes en EE.UU. y Puerto Rico y se denuncian atropellos y violaciones a los derechos humanos, en medio deportaciones masivas. Iglesias y líderes están acompañando a muchos de los afectados en sus comunidades.
Entidades de la Iglesia
Algunos/as de los/as miembros del Comité Ejecutivo del Plan para el Ministerio Hispano-Latino de La Iglesia Metodista Unida. De izquierda a derecha (de pie): Rev. René Pérez, Raúl Alegría, Revda. Dra. Lydia Muñoz, Obispa Sandy Olewine, Obispa Lizzette Gabriel Montalvo y Jen Ihlo, Rev. Dr. Rodrigo Cruz. Sentados/as: Dra. Emma A. Escobar, Revda. Ella Luna Garza, Revda. Fabiola Grandon-Mayer y el Rev. Giovanni Arroyo. Foto cortesía del Plan para el Ministerio Hispano-Latino (PMHL).

Comité del Plan para el Ministerio Hispano-Latino se reunió en Baltimore

La reunión correspondiente a periodo de primavera, coincidio con la de la Junta Directiva de GCORR, por lo que fue una buena oportunidad para fortalecer las relaciones y trabajo conjunto de ambas organizaciones.
Entidades de la Iglesia
Los nuevos obispos son de izquierda a derecha: Gift Machinga de Zimbabwe, João Sambo de Mozambique, Emmanuel Sinzohagera de Burundi y Moisés Jungo de Angola. Foto cortesía del Concilio de Obispos/as.

IMU elige cuatro nuevos obispos en África

La Iglesia Metodista Unida (IMU) eligió cuatro nuevos obispos durante la sesión de la Conferencia Central Africana en Johannesburgo, Sudáfrica. Los obispos fueron consagrados el pasado domingo 16 de marzo de 2025.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved