Confederação Metodista de Jovens e CIEMAL foram parceiros no projeto Panamá 2017

O Projeto Panamá 2017, liderado pela Agência Malta da Confederação Metodista de Jovens, reuniu-se este ano na cidade do Panamá, na Igreja Metodista em Pedregal. Ao todo participaram 17 jovens do Brasil e teve participação de jovens da igreja local de Pedregal, no Panamá. A hospedagem foi na própria igreja pastoreada pelo pastor Luciano Pereira, Secretário Geral do Conselho das Igrejas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL).

Os trabalhos evangelísticos foram realizados nos bairros Panama Viejo, São Miguelito, Chorrera e Pedregal por meio da entrega de panfletos e convite para programação das igrejas, além da realização de um senso religioso para levantar dados dos bairros. Também foram realizados trabalhos em uma escola com pessoas especiais e em uma escola com crianças de diversas idades.  Houveram também oficinas para as pessoas que desejam ou trabalham com o ministério infantil e ministério de louvor. Outras ações foram desenvolvidas, por exemplo, a realização da noite cultural, as visitas nas casas de irmãos da igreja e o apoio a projetos que já são desenvolvidos semanalmente por membros da igreja local.

O primeiro dia do projeto foi de planejamento das atividades que seriam feitas nos próximos dias. O grupo preparou peças de teatro para jovens e para crianças, além de atividades sobre luz do mundo e sobre o Rei Josias para serem ensinadas às crianças. No dia do evangelismo no bairro Pedregal, considerado zona vermelha, o grupo teve experiências marcantes. “Hoje o dia foi bem intenso, separamos a parte da manhã para conhecermos Pedregal, fizemos algumas visitas, conhecemos histórias de vida diferentes e conseguimos perceber, quão grandes são os planos de Deus pra esse lugar. Conhecemos filhos de Deus, pessoas que entendem o poder da oração e o amor de Jesus por eles. Creio que não só para mim, mas para todos, foram momentos e conversas que marcaram nossas vidas.”, disse Karina Santiago, participante do projeto, em seu diário de bordo.

No dia de evangelismo no bairro Panama Viejo, em apoio a igreja local no bairro, foram entregues panfletos aos moradores das ruas próximas à igreja. “Encontramos os índios Cuna. E agora? O que fazer se nem nosso irmão que traduzia entendia o que eles falavam? Simples: vamos cantar. “Louvem a Deus com Palmas, harpas e cânticos!” (Salmos 150). Esse é o poder que a música tem. Ela aproxima as pessoas . Uma das índias cantou conosco e aceitou o folheto contendo as músicas que cantamos. Toda essa” serenata” abriu as portas da casa ao lado onde moravam mais 4 índios.”, conta Fabiana Brandão, participante do projeto, em seu diário de bordo que pode ser conferido na íntegra no site www.agenciamalta.org.br

O projeto foi realizado entre os dias 24 e 31 de julho em parceria da Confederação Metodista de Jovens com a Igreja Metodista no Panamá através da CIEMAL. Veja mais informações e fotos em nosso site.

 

Temas Sociales
La Pastora Jackeline Vives coordinadora de abogacía y estrategia (izquierda), la Revda. Rosanna Panizo coordinadora de Educación en Abogacía (derecha) y la Dra. Emma Escobar presidenta de MARCHA (centro), moderaron el seminario web "Escuchando Nuestra Esperanza" en el cual participaron líderes hispano latinos de las diferentes jurisdicciones de La Iglesia Metodista Unida. Captura de pantalla Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

MARCHA organizó seminario web en apoyo a ministerios con migrantes

Las políticas migratorias del actual gobierno, está afectando la vida cotidiana de muchas familias migrantes en EE.UU. y Puerto Rico y se denuncian atropellos y violaciones a los derechos humanos, en medio deportaciones masivas. Iglesias y líderes están acompañando a muchos de los afectados en sus comunidades.
Temas Sociales
De izquierda a derecha: Rev. Jack Amick, Director de Migración Global en UMCOR; Gabriela Liguori, Directora CAREF (Argentina); Sandra Álvarez, Directora General Sin Fronteras IAP (México); y Clara Aguirre, Coordinadora General SEDHU (Uruguay). Foto cortesía de UMCOR.

Ubuntu: ponerse en el lugar del otro

UMCOR organizó el panel “Defendiendo la dignidad: avanzando en la Protección de las personas migrantes” en el marco de la Segunda Revisión de América Latina y el Caribe del Pacto Mundial de Migración Segura, Ordenada y Regular.
Entidades de la Iglesia
Algunos/as de los/as miembros del Comité Ejecutivo del Plan para el Ministerio Hispano-Latino de La Iglesia Metodista Unida. De izquierda a derecha (de pie): Rev. René Pérez, Raúl Alegría, Revda. Dra. Lydia Muñoz, Obispa Sandy Olewine, Obispa Lizzette Gabriel Montalvo y Jen Ihlo, Rev. Dr. Rodrigo Cruz. Sentados/as: Dra. Emma A. Escobar, Revda. Ella Luna Garza, Revda. Fabiola Grandon-Mayer y el Rev. Giovanni Arroyo. Foto cortesía del Plan para el Ministerio Hispano-Latino (PMHL).

Comité del Plan para el Ministerio Hispano-Latino se reunió en Baltimore

La reunión correspondiente a periodo de primavera, coincidio con la de la Junta Directiva de GCORR, por lo que fue una buena oportunidad para fortalecer las relaciones y trabajo conjunto de ambas organizaciones.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved