Comitê metodista de auxílio responde a emergência no Haiti

(Comunicação UMC) – O Comitê Metodista Unido de Auxílio (UMCOR) está disponível para atuar rapidamente em resposta a destruição e mortes causada pelo furacão Matthew no Caribe, em particular no Haiti. A provisão de suprimentos de emergência, alimentos, kits de saúde e outro tipo de assistência regularmente fornecidos pela UMCOR nessas situações tem sido permanente no caso do Haiti desde o desastroso terremoto em janeiro de 2010. Mais de 800 mortes no Haiti foram atribuídas ao furacão Matthew, cujo impacto foi maior na região sudoeste.

Thomas Kemper, Diretor Executivo da Junta de Ministérios Globais (GBGM) da Igreja Metodista Unida (IMU), agência ligada ao UMCOR, assegurou ao Bispo Gasner Paul, líder da Igreja Metodista do Haiti, que as orações e a ajuda solidaria do povo metodista unido está presente para atender depois deste novo desastre.

O Bispo Paul e outros contatos no Haiti informaram no dia 7 de outubro que uma avaliação completa do danos causados pelo Matthew não era possível por causa das dificuldades com as comunicações e transportes. Por outro lado, o Reverendo Jack Amick, diretor de resposta a desastres da UMCOR, disse que a resposta começa com suprimentos de emergência, um programa de purificação de água realizado em parceria com a Global Medic e um programa adicional de distribuição de alimentos através da igreja haitiana.

O UMCOR tem colaborado muito com a Global Medic e a com a igreja. A doação inicial da UMCOR contribuirá inicialmente com um valor superior aos $ 150.000,00. “Somos afortunados por ter uma equipe no território do Haiti”, disse Amick.

Para fazer doações em resposta ao Furacão Matthew ao Fundo de Ajuda Internacional UMCOR e ao desastre nos Estados Unidos acesse aqui.

O UMCOR também ajudará a Bahamas Metodista Hábitat com uma coação em resposta aos danos do Matthew na região do Caribe. “Essas são as respostas iniciais. Vamos trabalhar com a Igreja Metodista no Haiti ao considerar programas de maior alcance”, disse Amick. O diretor ainda afirmou que uma das principais necessidades depois do furacão é de água potável, sobretudo para evitar um surto de cólera. UMCOR é uma organização que tem colaborado com a Global Medic pela purificação de água, em todo mundo. “Global Medic já está estabelecida no Haiti e oferece sistemas de filtração e ensina as comunidade como tornar a água potável por muitos meses”, explica Amick.

Na carta enviada ao Bispo Paul, Kemper sinalizou que a rede de voluntários em missão da Igreja Metodista Unida está em alerta para qualquer possível serviço que seja necessário, entretanto, a agência está aconselhando suas equipes de voluntário a não se apressarem, mas que esperem para que a Igreja no Haiti esteja preparada. Assim será possível oferecer ajuda de forma mais produtiva nas áreas afetadas.

“O Haiti tem um lugar especial nos corações do povo metodista unido. Temos trabalhado com a Igreja Metodista no Haiti durante muitos anos e constantemente desde o terremoto no início de 2010. Tenha a total certeza que nosso afeto e disposição de trabalhar em conjunto nesse momento de dor provocado pelos estragos da natureza”

Elliott Wright é consultor de informação colaborando para Junta Geral de Ministérios Globais

** Rev. Gustavo Vasquez é diretor de Comunicação Hispano/Latinas da Igreja Metodista Unida. Você pode entrar em contato pelo (615)742-5111 ou por [email protected]

Temas Sociales
Durante la ceremonia inaugural, el altar preparado por los ministerios hispano-latinos de la Conferencia Anual del Norte de Illinois, ofreció una muestra de elementos sacramentales y colores como expresión litúrgica de la diversidad de razas, culturas, interpretaciones teológicas, edades y géneros que integran MARCHA. A la derecha el culto de apertura la Dra. Emma Escobar, Presidenta de MARCHA. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

MARCHA: “Es momento que la iglesia muestre la inclusión que predica”

El caucus hispano-latino se reunió bajo medidas especiales de seguridad, en medio de las tensiones sociales creadas por las constantes redadas migratorias que se llevan a cabo en la ciudad de Chicago, como parte de las políticas de persecución migratoria llevadas a cabo por el gobierno federal en ciudades santuario.
Temas Sociales
Obispo David Wilson. Foto cortesía del Concilio de Obispos/as de La Iglesia Metodista Unida.

Declaración del Obispo David Wilson contra detenciones migratorias en Nebraska

Carta pastoral del Obispo David Wilson, líder episcopal de la Conferencia Anual de "Great PLains" (Grandes Llanuras), contra la construcción del centro de detención del ICE “Cornhusker Clink” (la Cárcel del Estado del Maíz) y de los abusos en las redadas migratorias.
Misión
 Tracy Malone, presidente del Consejo de Obispos de la Iglesia Metodista Unida (IMU), destacó la importancia de “fortalecer los lazos de colaboración en el trabajo misional” con las iglesias metodistas y organizaciones ecuménicas de América Latina y el Caribe”. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

Metodistas del continente inician una nueva etapa en la misión de la iglesia

Obispo/as, pastores/as y laicos/as de toda la conexión metodista en América Latina, el Caribe y varios otros países, discutieron el futuro de la colaboración misionera y las relaciones de conexión con La Iglesia Metodista Unida y sus ministerios.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved