500 anos da reforma protestante

O segmento turístico alemão espera uma crescente presença de visitantes religiosos/as naquele país em 2017. A proximidade dos 500 anos da Reforma Protestante já causa movimentações em vários países, inclusive no Brasil. Na página que promove o turismo em terras germânicas na internet já existe conteúdo especificamente relacionado ao evento de Lutero. Com o objetivo de mobilizar mais caravanas de turistas religiosos/as, a página tenta resumir a importância do evento Reforma 500 anos da seguinte forma: “A Igreja Católica Romana medieval era poderosa, dona de muita terra e riquezas.

Os pré-reformadores John Huss e Wycliffe criticavam uma crescente secularização e falta de piedade de monges, padres e bispos, pavimentando o caminho para homens como Martinho Lutero, João Calvino e Zwinglio”. O site também disponibiliza uma biografia de Lutero, um pouco de história, informações sobre seus contemporâneos e imagens de época.

Caminhos da Reforma Luterana e roteiro de viagens

Outro trecho a destacar sobre o contexto do dia da Reforma Protestante nesta ocasião especial dos 500 anos: “A vida e história de Martinho Lutero estão sem dúvida atreladas a inúmeros locais na Alemanha. Wittenberg, por exemplo, conhecida por Lutherstadt (a cidade de Lutero), é onde ele pregou suas 95 Teses à porta da Igreja-Castelo da cidade, em 1517, iniciando a Reforma Protestante na Alemanha. De acordo com Martinho Lutero, a Reforma era uma luta pelos evangelhos e uma chance para que ele conseguisse reformar a Igreja Católica e levar o Cristianismo de volta às suas raízes”.

Para ajudar na localização dos fatos (e na montagem de roteiros), é informado também que “Wittenberg não foi o único local onde a vida de Martinho Lutero desenrolou-se. Parte da história de Martinho Lutero inclui o tempo que passou no Castelo de Wartburg, próximo a Eisenach, de maio de 1521 a março de 1522, onde traduziu o Novo Testamento para o alemão”. O site menciona uma lista de locais relacionados à vida de Martinho Lutero: Wittenberg, Eisleben, Eisenach, Erfurt, Dresden e Leipzig.

Religião na Alemanha hoje

Outra informação interessante é sobre a composição religiosa do povo alemão: “Nos dias de hoje, os/as católicos/as romanos/as, principalmente concentrados/as no sul, representam 30% da população alemã. Os/as protestantes, a maioria deles/as luteranos/as, representam 30% da população e concentram-se ao Norte.

Aproximadamente 4% dos/as alemães/ãs são muçulmanos/as e uma pequena porcentagem é formada por judeus/as. Hoje em dia, a Alemanha possui a comunidade judaica que mais rapidamente cresce na Europa e que é constituída em sua maioria por judeus/as de países do Leste Europeu, que começaram a se estabelecer nas grandes cidades da Alemanha, particularmente em Berlim”.

Mais informações sobre os 500 anos: Em português, você pode ler sobre os 500 anos da Reforma no site www.visitealemanha.com.

* Lenildo Medeiros, Agência Soma. Publicado originalmente no Expositor Cristão de outubro/2017 

Historias de Fe
Dos momentos importante en la vida ministerial de Raquel Martínez: a la derecha momentos del lanzamiento del “Himnario Mil Voces” y a la izquierda la celebración del 25 aniversario de ese trabajo musical y litúrgico. Foto cortesía de la familia Martínez. Fotocomposición Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

Raquel Martínez: el legado de una inmigrante al metodismo unido

La historia de Raquel Martínez revela una vida entre fronteras, que ha sembrado música, esperanza y acompañamiento en generaciones del metodismo unido.
Temas Sociales
El Rev. Samuel Rodríguez con el presidente Donald Trump en la Oficina Oval el 5 de marzo de 2026. Foto vía X/@nhclc, cortesía de RNS.

Más de 100 líderes cristianos latinos/as advierten que Samuel Rodríguez, asesor de Trump, no representa a todos/as

Los/as firmantes de la carta, que incluye a metodistas unidos/as, se vieron impulsados/as a hablar debido al daño que las políticas migratorias de la administración Trump han causado a las comunidades latinas.
Temas Sociales
La Revda. Hannah Kardon, pastora metodista de la Iglesia Unida de “Rogers Park”, fue empujada, lanzada al suelo, esposada y arrestada por la policía de Illinois, el 17 de octubre de 2025, cuando manifestaba pacíficamente frente al centro de detención en Broadview. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

Pastora metodista golpeada, arrestada pero no doblegada

Este es el último reportaje de la serie de cuatro historias, que se han derivado de la visita de acompañamiento y apoyo que El Plan ha brindado a varias congregaciones afectadas por los operativos contra las familias inmigrantes en la ciudad.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2026 United Methodist Communications. All Rights Reserved