Igreja Metodista do Haiti e UMCOR reconstroem escola histórica

No dia 5 de setembro, representantes da Igreja Metodista do Haiti (IMH) e do Comitê Metodista Unido de Auxílio (UMCOR) comemoraram a entrega de um novo edifício escolar secundário no histórico New College Bird (NCB). O novo edifício substitui um dos três edifícios escolares do NCB  que foram destruídos pelo devastador terremoto de 2010 no Haiti.

NCB, localizado em Porto Príncipe, capital do país, é considerada hoje a escola Metodista premier no Haiti. As inscrições de 2016 – ano lectivo 2017, que começou em setembro, é de 950 alunos. Quando toda a reconstrução estiver concluída, New College Bird terá capacidade para atender 1.750 alunos.

EMH e parceria UMCOR

Edzaire Paul, diretor-geral de educação da EMH, recordou as palavras do ex-presidente da Junta de Ministérios Globais, Bispo Bruce Ough, ao presidente da IMH, Rev. Gesner Paulo, nos primeiros dias após o terremoto: “O UMCOR pode não ser o primeiro a chegar no Haiti desde o terremoto, mas vamos ser os últimos a sair. “

“O engajamento do UMCOR para reconstruir edifícios destruídos do New College Bird foi fundamental num momento em que o povo [do Haiti] estava deprimido em face de tantas necessidades. Com a ajuda do UMCOR, o NCB continua a ser uma escola de referência para o Haiti. Um provérbio haitiano diz: ” Nou Mize nan wout, homens nou pote bon nouvel”, (Estávamos um pouco lentos na estrada, mas trouxeram uma boa notícia), explica Edzaire Paul

O UMCOR financiou a maioria dos custos de reconstrução de dois edifícios do ensino secundário do NCB e vai ajudar a financiar a substituição do edifício da escola primária com uma biblioteca. A IMH forneceu as mesas, cadeiras e outros equipamentos educacionais para as novas instalações. Na cerimônia de entrega, um representante do grupo de ex-alunos da instituição, disse que outros ex-alunos vão ajudar a fornecer as salas de aula recém-concluídas, que servirão sétimas à nonas séries.

Legado de educação do metodismo no Haiti

Em 1816, quando o capitão de um navio ganhou a permissão de Alexandre Pétion, o segundo presidente do Haiti, para Missão Wesleyana da Inglaterra para enviar os primeiros missionários metodistas para o Haiti, ninguém poderia prever que a educação se tornaria uma parte central do legado do Metodismo no Haiti. Esse legado começou com a chegada no ano seguinte, dos dois primeiros missionários, John Brown e James Catts, que inaugurou rapidamente uma escola em Porto Príncipe.

O New Bird College é nomeado pelo missionário metodista Mark Baker Bird, que serviu no Haiti de 1839 até 1879. Bird consolidou a base para o sistema de ensino Metodista de hoje, que educa 18.000 alunos em 105 escolas primárias e 10 escolas secundárias em todo o país.

* Escrito por  James L. Gulley | Coordenador da Junta de Ministérios Globais da UMCOR para o Haiti.
Publicado originalmente em inglês no site da UMCOR

** Publicado em português no site da Expositor Cristão

Temas Sociales
Revda. Dra. Lydia Muñoz.

¡Yo también soy América!

En una reflexión, la Revda. Dra. Lydia Muñoz, directora de El Plan para el Ministerio Hispano-Latino de la IMU, afirma que la presentación del cantante Benito Antonio Martínez Ocasio transformó el medio tiempo del Gran Tazón en una reivindicación de la identidad afrocaribeña y latina como parte esencial de América.
Entidades de la Iglesia
La Misión Metodista Unida de Honduras ordenó lo primeros tres presbíteros/as desde su fundación en 1997. En la imagen, los/as obispos/as presentes imponen sus manos sobre María Magdalena Zelaya Cruz. De izquierda a derecha: Obispa Lizzette Gabriel Montalvo, Obispo Juan de Dios Peña, Obispo Emérito José Roberto Peña Nazario, Obispo Juan Miguel Simpson Bennett y Obispo Rubén Sáenz Jr. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

Obispo Sáenz: “Esto es histórico para el metodismo en América Latina”

La Misión Metodista Unida en Honduras vivió un momento histórico al ordenar, por primera vez desde su fundación, a tres presbíteros/as nativos del país en el marco de la 6ta Reunion Anual. Este hecho marca un hito para el metodismo en América Latina, ya que esta es la única presencia de la denominación en la región.
Temas Sociales
Dos de los funcionarios federales enmascarados y fuertemente armados, que allanaron sin orden judicial, las instalaciones de la Misión Hispana de la Iglesia Metodista Unida de North Hills en la ciudad de Los Ángeles, California. Foto cortesía de la IMU North Hills.

Agentes federales violaron propiedad de iglesia metodista en operativo anti-inmigrantes

Agentes de inmigración realizaron un operativo en el estacionamiento de la IMU de North Hills, interrumpiendo un ministerio de alimentos y causando temor entre feligreses. La iglesia denunció la violación de un espacio sagrado y defendió la dignidad de la comunidad inmigrante.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2026 United Methodist Communications. All Rights Reserved