Entidades criticam ordem presidencial dos EUA contra pessoas refugiadas

A Federação Luterana Mundial (FLM), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e a Aliança ACT, da qual a FLD é membra, publicaram uma declaração sobre a Ordem Executiva Presidencial dos EUA, intitulada Protegendo a nação contra a entrada de terroristas estrangeiros, e seu impacto sobre pessoas refugiadas.

“Nossa fé chama cristãs e cristãos a amar e acolher pessoas estrangeiras, refugiadas, deslocadas internamente, ou seja, a outra e o outro”, diz o documento. “Somos chamadas e chamados a tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. A Escritura e o ensinamento de nosso Senhor Jesus Cristo são categóricos quanto a isso”.

A declaração exorta os EUA a honrar sua tradição de receber e refugiar populações ameaçadas por violências, perseguições e guerras, e honrar suas obrigações sob as leis do direito internacional.

“A proibição da entrada de mais da metade do número de pessoas que o país recebe a cada ano não só afeta gravemente pessoas em situação de risco de vida, mas também incentiva outros países desenvolvidos a diminuírem seu compromisso com ações futuras de proteção internacional para pessoas refugiadas”.

“Lamentamos particularmente a suspensão específica e indefinida da admissão de refugiadas e refugiados vindos da Síria, em vista do grave conflito e da crise humanitária na região”, diz a declaração. “Este é um fracasso enorme em termos de compaixão e de responsabilidade.”

“Ao mesmo tempo, aplaudimos todas e todos, incluindo igrejas e organizações relacionadas a igrejas, que têm sido incansáveis em servir as pessoas que conseguiram fugir – especialmente da Síria e do Oriente Médio – e apoiá-las em suas novas vidas nos EUA e em outros países”.

“Estamos juntos com todas e todos que pedem a reversão imediata da ordem executiva”.

A FLM e seus parceiros da Aliança ACT estão atendendo pessoas refugiadas e pessoas deslocadas de 25 países. Em 2016, a FLM concedeu ajuda a 2,3 milhões de refugiadas e refugiados no mundo.

* Susanne Buchweitz trabalha no Escritório de Comunicação da Federação Luterana Mundial. Este artigo foi originalmente publicado pela Agência Latino-Americana E Caribenha De Comunicação (Alc).

Historias de Fe
La tienda “Blessings Repeated” es un ministerio de la IMU de Plankinton que vende mercancía de segunda mano y alimentos a muy bajo costo. Foto cortesía de la IMU de Plankinton.

Iglesia Renuevo un ministerio hispano que nace en Dakota del sur

Actualmente, hay cinco servicios de adoración en Sunnycrest: dos servicios hispanos, dos servicios contemporáneos y un servicio tradicional.
Temas Sociales
Logo de Principios Sociales de la Iglesia Metodista Unida. Ilustración cortesía de GBGS. Version en español por Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU

Conozca la nueva propuesta de "Principios Sociales" para La Iglesia Metodista Unida

La propuesta ha sido presentada por la Junta General de Iglesia y Sociedad (GBCS) para ser considerada en la Conferencia General 2020.
Misión
Participantes del grupo focal de habla hispana celebrado en la Iglesia Metodista Unida de Humboldt Park en la ciudad de Chicago. Foto cortesía de Teresa Faust, UMCOM.

UMCOM desarrolla investigacion entre comunidad hispano latina

La agencia de comunicaciones de La Iglesia Metodista Unida (IMU), celebró su primer grupo de debate en español en el cual funcionó muy bien.