Dia internacional de oração para acabar com a fome

O Conselho Mundial de Igrejas, a Aliança Evangélica Mundial e a Conferência de Igrejas de toda a África, em colaboração com as organizações humanitárias relacionadas com as igrejas e uma coligação de associados, redes, organizações a afins, convidam as congregações religiosas de todo o mundo a observar o dia 10 de junho de 2018, como a segunda edição do Dia Internacional de Oração para acabar com a fome. Esta jornada unirá as comunidades religiosas de todas as partes do mundo em um movimento piedoso e espiritual com a finalidade de:

Promover a oração, a reflexão e a ação junto com a divulgação de informações e sugestões;
Conscientizar sobre os efeitos da fome nas crianças e nas famílias mais vulneráveis, e ajudar a abordar suas causa;
Estabelecer contatos com organizações humanitárias, dentro e fora do âmbito das igrejas, que trabalham para dar suporte prestando socorro imediato e uma mudança positiva a longo prazo, que permita às crianças e às famílias viver um futuro digno, pacífico e sem violência conforme o desígnio de Deus.
Ajudas as comunidades e congregações a darem suporte mutuou em oração e prestando apoio, através da troca de experiências, compartilhando dificuldades e soluções.

Depois de anos de progressos constantes e significativos na redução da fome no mundo, o número de pessoas famintas em escala mundial tem começado a aumentar. Isso seria um retrocesso alarmante, em menos de três anos depois que os líderes mundiais concordaram conjuntamente que o alcance das aspirações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não deixava ninguém para trás. Fome, seca e confrontos armados estão fazendo milhões de irmãos e irmãs sofrerem de fome, tornarem-se desabrigados e vulneráveis ​​a conflitos, violência e abuso.

Num mundo onde há recursos e alimentos mais do que suficientes para todos, existe uma situação em que menos da metade dos recursos necessários para enfrentar esses problemas são arrecadados. Embora tenhamos paz na maior parte do mundo, não somos apenas incapazes de acabar com os amargos conflitos, mas são muitos ao redor do mundo que incentivam assassinatos fratricidas, sendo que as crianças, jovens e as mulheres são os principais grupos afetados. Nas áreas afetadas pela crise, milhões de mulheres e meninas são expostas à violência baseada em gênero. Além de fortalecer as iniciativas de paz em curso a nível nacional e comunitário e aumentar o apoio às respostas humanitárias, oferecendo, entre outras coisas, maior acesso às comunidades mais vulneráveis. Também devemos nos solidarizar com nossas irmãs, irmãos e apoiadores para conquistar um futuro livre da pobreza extrema, fome e violência.

Vamos olhar para 10 de junho de 2018 como o Dia Internacional de Oração para acabar com a fome. Que nossas orações se unam ao apelo de milhões de nossos irmãos e irmãs que clamam a Deus para libertá-los de suas aflições. Vamos endireitar o caminho para a paz sustentável, o bem-estar e a abundância juntos!

Rev. Dr. Olav Fykse Tveit
Secretário Geral
Conselho Mundial de Igrejas

Rev. Dr. André Karamaga
Secretário Geral
Conferência de Igrejas de Toda África

Bispo Efraim M. Tendero
Secretário Geral / Diretor Geral
Aliança Evangélica Mundial
 

* Publicado pelo expositor cristão, traduzido da versão espanhola publicada pela Igreja Metodista do Uruguai. Acesse o conteúdo aqui.

Temas Sociales
Concilio de Iglesias Evangélicas Metodistas de Venezuela (CIEMVE).

Comunicado del Concilio de Iglesias Evangélicas Metodistas de Venezuela

El CIEMVE rechazó la violencia para resolver los conflictos en Venezuela y hace un llamado a la oración, la unidad y la defensa de la vida y la profundización de la democracia.
Temas Sociales
Mural que ilustra una mujer inmigrante abriendo sus brazos en símbolo de libertad y esperanza, ubicado en la fachada de uno de los edificios que albergan inmigrantes dentro del Centro de Atención al Migrante Irregular (CAMI) de Danlí, Honduras, donde funciona la clínica metodista unida auspiciada por UMCOR. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticia MU.

Como en la Epifanía, en la migración la esperanza persiste y las fronteras no la detienen

En la Epifanía, la historia de quienes siguieron una estrella para hallar esperanza ilumina hoy el camino de millones de personas migrantes que continúan desplazándose, desafiando fronteras y políticas de exclusión en busca de una vida digna.
Racismo
Revda. Dra. Lydia Muñoz.

El contagioso coraje de María

La Revda. Lydia Muñoz, directora de el Plan, comparte una transformadora visión de María y la valentía femenina a través de la fe y la historia bíblica. Una invitación a actuar con coraje, amor y compromiso frente a la injusticia.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2026 United Methodist Communications. All Rights Reserved