Dia internacional de oração para acabar com a fome

O Conselho Mundial de Igrejas, a Aliança Evangélica Mundial e a Conferência de Igrejas de toda a África, em colaboração com as organizações humanitárias relacionadas com as igrejas e uma coligação de associados, redes, organizações a afins, convidam as congregações religiosas de todo o mundo a observar o dia 10 de junho de 2018, como a segunda edição do Dia Internacional de Oração para acabar com a fome. Esta jornada unirá as comunidades religiosas de todas as partes do mundo em um movimento piedoso e espiritual com a finalidade de:

Promover a oração, a reflexão e a ação junto com a divulgação de informações e sugestões;
Conscientizar sobre os efeitos da fome nas crianças e nas famílias mais vulneráveis, e ajudar a abordar suas causa;
Estabelecer contatos com organizações humanitárias, dentro e fora do âmbito das igrejas, que trabalham para dar suporte prestando socorro imediato e uma mudança positiva a longo prazo, que permita às crianças e às famílias viver um futuro digno, pacífico e sem violência conforme o desígnio de Deus.
Ajudas as comunidades e congregações a darem suporte mutuou em oração e prestando apoio, através da troca de experiências, compartilhando dificuldades e soluções.

Depois de anos de progressos constantes e significativos na redução da fome no mundo, o número de pessoas famintas em escala mundial tem começado a aumentar. Isso seria um retrocesso alarmante, em menos de três anos depois que os líderes mundiais concordaram conjuntamente que o alcance das aspirações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não deixava ninguém para trás. Fome, seca e confrontos armados estão fazendo milhões de irmãos e irmãs sofrerem de fome, tornarem-se desabrigados e vulneráveis ​​a conflitos, violência e abuso.

Num mundo onde há recursos e alimentos mais do que suficientes para todos, existe uma situação em que menos da metade dos recursos necessários para enfrentar esses problemas são arrecadados. Embora tenhamos paz na maior parte do mundo, não somos apenas incapazes de acabar com os amargos conflitos, mas são muitos ao redor do mundo que incentivam assassinatos fratricidas, sendo que as crianças, jovens e as mulheres são os principais grupos afetados. Nas áreas afetadas pela crise, milhões de mulheres e meninas são expostas à violência baseada em gênero. Além de fortalecer as iniciativas de paz em curso a nível nacional e comunitário e aumentar o apoio às respostas humanitárias, oferecendo, entre outras coisas, maior acesso às comunidades mais vulneráveis. Também devemos nos solidarizar com nossas irmãs, irmãos e apoiadores para conquistar um futuro livre da pobreza extrema, fome e violência.

Vamos olhar para 10 de junho de 2018 como o Dia Internacional de Oração para acabar com a fome. Que nossas orações se unam ao apelo de milhões de nossos irmãos e irmãs que clamam a Deus para libertá-los de suas aflições. Vamos endireitar o caminho para a paz sustentável, o bem-estar e a abundância juntos!

Rev. Dr. Olav Fykse Tveit
Secretário Geral
Conselho Mundial de Igrejas

Rev. Dr. André Karamaga
Secretário Geral
Conferência de Igrejas de Toda África

Bispo Efraim M. Tendero
Secretário Geral / Diretor Geral
Aliança Evangélica Mundial
 

* Publicado pelo expositor cristão, traduzido da versão espanhola publicada pela Igreja Metodista do Uruguai. Acesse o conteúdo aqui.

Agencias Generales
Revda. Lydia Muñoz, Directora del Plan Nacional para el Ministerio Hispano (NPHLM por sus siglas en ingles), expuso la estrategia del Plan para acompañar el desarrollo de lideres y de nuevas comunidades de fe entre la comunidad hispano-latina. Así mismo, hizo énfasis en el enfoque de brindar acompañamiento y “caminar justos/as” con las comunidades de fe y sus lideres.

Revda. Dra. Lydia Muñoz asumirá nuevo ministerio en iglesia de Atlanta

Líderes metodistas destacaron su liderazgo visionario y aseguraron la continuidad del trabajo de acompañamiento y desarrollo de liderazgo hispano/latino en la denominación.
En un discurso durante el juicio amañado que se le siguió a un grupo de trabajadores, el Pastor Fiendel dijo: "Yo amo a mis hermanos los trabajadores como a mí mismo. Yo odio la tiranía, la maldad y la injusticia. El siglo XIX comete el crimen de ahorcar a sus mejores amigos. Hoy el sol brilla para la humanidad; pero, puesto que para nosotros no puede iluminar más dichosos días, me considero feliz al morir, sobre todo si mi muerte puede adelantar un solo minuto la llegada del venturoso día en que aquel alumbre mejor para los trabajadores". Foto ilustración Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

Samuel Fielden, pastor metodista y martir por los derechos de los trabajadores

En el siglo XIX, el metodista Samuel Fielden quedó grabado en la historia laboral cómo uno de los líderes del movimiento laboral al participar activamente en la lucha de los trabajadores por mejores condiciones salariales y de horario de trabajo en Chicago.
Historias de Fe
Raquel Martínez, durante la celebración del 125to aniversario de la IMU La Trinidad en Seguin, Texas, en mayo de 2025. Foto cortesía IMU La Trinidad en Seguin , Texas.

En memoria de Raquel Martínez, editora del himnario “Mil Voces para Celebrar”

Raquel Martínez falleció el pasado el 12 de abril a los 86 años, dejando un rico legado en un ministerio profundamente arraigado en la música con el que ayudó a comunicar el evangelio más allá de las barreras del idioma.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2026 United Methodist Communications. All Rights Reserved