Bispos latino-americanos se reunir com pastores/as e ativistas LGBTQI

VERSION EN ESPAÑOL

Bispos e líderes Leigos/as de várias igrejas metodistas autónomas na América Latina se reuniram em 19 de maio, com ativistas e pastores latinos/as que defendem a inclusão da comunidade LGBTQI dentro da Igreja Metodista Unida (IMU) nos Estados Unidos.

O encontro proporcionou um diálogo no qual os bispos puderam conhecer o fundo das discussões históricas que vêm ocorrendo dentro da IMU, nas ultimas quatro décadas sobre o tema da sexualidade, como também as motivações e o papel desempenhado pelos líderes pastorais e leigos Hispânico/Latino neste processo.

Além disso foram abordadas questões relacionadas com as experiências de discriminação não só em relação à identidade sexual, mas também sobre raça e status de imigração, tanto no contexto eclesial e na sociedade em geral.

Os bispos das igrejas na Argentina, Uruguai, Equador, Chile, Bolívia e Peru, entre outros, ouviu as experiências e compartilhou sua perspectiva da América Latina em torno da questão da sexualidade na igreja.

Bispo Frank de Nully Brown, líder episcopal da Igreja Evangélica Metodista da Argentina, disse que "esta reunião foi uma reunião de natureza pastoral, onde meus colegas e eu viemos principalmente para ouvir as histórias e experiências de nossos irmãos/irmãs latinos/as da igreja nos Estados Unidos, sobre a marginalização e injustiças sofridas pelas minorias".

Além disso, o Bispo de Nully Brown compartilhou algumas das experiências da igreja na Argentina sobre o tema da sexualidade, "em nosso país esta questão não tinha sido discutida profundamente o suficiente na igreja até que o estado legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e isso moveu a igreja a abordar este tema com mais disposição. Em nossa igreja (IEMA) não temos legislação específica sobre este assunto como existem na IMU, até porque na Argentina o casamento civil é o que tem valor legal e não o religiosos como nos Estados Unidos".

Líderes metodistas latino americanos/as participaram nas discussões sobre a questão da inclusão e diversidade de identidades sexuais na Igreja Metodista Unida, durante as sessões plenárias da Conferência Geral 2016 e concordaram que é uma questão que precisa de uma abordagem pastoral e não meramente legislativa, de modo que a igreja possa manter a sua união de corpo.

Pastor Jonathan Rodriguez-Cintron da Igreja Metodista Unida Saugus Leste em Massachusetts, referiu-se ao clima de respeito da reunião, o que explica as razões pelas quais tomou medidas e posições públicas em apoio a uma abertura de estrutura e legislação da IMU.

Rodriguez-Cintron enfatizou que "a luta de Latinos/as nos Estados Unidos lado a lado com outras minorias não é uma opção, mas uma necessidade ... O diálogo não é sinónimo de acordo, é um espaço para ouvir com a mente aberta e chegar a acordos convidam-nos a amar com o coração aberto. Ser inclusivo não material de pregação, ou um discurso que se diz antes de participar da Santa Ceia, é sim material da ação coletiva, para construir o reino de Deus no nosso presente".

Esta reunião realizou-se nem um ponto chave da Conferência Geral 2016 em Portland, Oregon, em um momento em que a Igreja Metodista Unida confronta profundas diferenças sobre como lidar com o tema da ministração e inclusão da comunidade LGBTQI e decidiu colocar nas mãos dos bispos/as um processo que conduza a um acordo nos próximos anos.

* O Rev. Gustavo Vasquez é o Diretor de Comunicações Hispânica/Latina IMU. Você pode entrar em contato pelo (615)742-5111 ou por [email protected].

** Rev. Alex Souto e pastor da Igreja Metodista Unida de New Millford 

Temas Sociales
La Obispa Dottie Escobedo-Frank, líder episcopal de la Conferencia Anual de California-Pacífico, dirige su salutación a la asamblea de MARCHA 2024 en su carácter de conferencia anfitriona del evento.

El caucus hispano-latino metodista se reunió; ¿y ahora qué?

MARCHA, el caucus hispano-latino de La Iglesia Metodista Unida, tuvo su asamblea 2024 en California en la cual eligieron nuevo liderato y tomaron decisiones continuar con su ministerio de abogacía por los derechos de la comunidad hispano-latina dentro y fuera de la iglesia.
Misión
El Obispo Manuel Ruelas López, líder de la Conferencia Anual del Nor-Oeste de la Iglesia Metodista de México AR (IMMAR), consagra los elementos para impartir la comunión en la Iglesia fronteriza, que se congrega todos los domingos junto al muro que divide la frontera entre México y los EEUU.

“Venimos llenos/as de sueños, ilusiones y con el estómago vacío”

La asamblea de MARCHA inicio con una actividad preparatoria que llevó a un grupo de clérigos/as y laicos/as a visitar centros de apoyo a familias migrantes relacionados con las iglesias metodistas en México los EEUU.
Entidades de la Iglesia
La Obispa Tracy S. Malone, quien dirige la Conferencia Anual de Indiana, pronuncia su primer discurso como presidente del Concilio de Obispos/as durante la reunión de obispos/as el 4 de noviembre, celebrada en el Centro de Conferencias Epworth by the Sea en St. Simons Island, Georgia. Habló de su esperanza de que La Iglesia Metodista Unida avanza hacia un futuro más inclusivo. Foto de Heather Hahn, Noticias MU.

Presidenta del concilio insta a obispos/as a percibir las “cosas nuevas” que Dios tiene para la iglesia

La presidenta del Concilio de Obispos/as, Tracy S. Malone, predicó sobre la liberación de Dios en vísperas de las elecciones presidenciales de Estados Unidos. Ella ve a Dios obrando mientras La Iglesia Metodista Unida comienza un nuevo capítulo.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2024 United Methodist Communications. All Rights Reserved