Bispos latino-americanos se reunir com pastores/as e ativistas LGBTQI

VERSION EN ESPAÑOL

Bispos e líderes Leigos/as de várias igrejas metodistas autónomas na América Latina se reuniram em 19 de maio, com ativistas e pastores latinos/as que defendem a inclusão da comunidade LGBTQI dentro da Igreja Metodista Unida (IMU) nos Estados Unidos.

O encontro proporcionou um diálogo no qual os bispos puderam conhecer o fundo das discussões históricas que vêm ocorrendo dentro da IMU, nas ultimas quatro décadas sobre o tema da sexualidade, como também as motivações e o papel desempenhado pelos líderes pastorais e leigos Hispânico/Latino neste processo.

Além disso foram abordadas questões relacionadas com as experiências de discriminação não só em relação à identidade sexual, mas também sobre raça e status de imigração, tanto no contexto eclesial e na sociedade em geral.

Os bispos das igrejas na Argentina, Uruguai, Equador, Chile, Bolívia e Peru, entre outros, ouviu as experiências e compartilhou sua perspectiva da América Latina em torno da questão da sexualidade na igreja.

Bispo Frank de Nully Brown, líder episcopal da Igreja Evangélica Metodista da Argentina, disse que "esta reunião foi uma reunião de natureza pastoral, onde meus colegas e eu viemos principalmente para ouvir as histórias e experiências de nossos irmãos/irmãs latinos/as da igreja nos Estados Unidos, sobre a marginalização e injustiças sofridas pelas minorias".

Além disso, o Bispo de Nully Brown compartilhou algumas das experiências da igreja na Argentina sobre o tema da sexualidade, "em nosso país esta questão não tinha sido discutida profundamente o suficiente na igreja até que o estado legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e isso moveu a igreja a abordar este tema com mais disposição. Em nossa igreja (IEMA) não temos legislação específica sobre este assunto como existem na IMU, até porque na Argentina o casamento civil é o que tem valor legal e não o religiosos como nos Estados Unidos".

Líderes metodistas latino americanos/as participaram nas discussões sobre a questão da inclusão e diversidade de identidades sexuais na Igreja Metodista Unida, durante as sessões plenárias da Conferência Geral 2016 e concordaram que é uma questão que precisa de uma abordagem pastoral e não meramente legislativa, de modo que a igreja possa manter a sua união de corpo.

Pastor Jonathan Rodriguez-Cintron da Igreja Metodista Unida Saugus Leste em Massachusetts, referiu-se ao clima de respeito da reunião, o que explica as razões pelas quais tomou medidas e posições públicas em apoio a uma abertura de estrutura e legislação da IMU.

Rodriguez-Cintron enfatizou que "a luta de Latinos/as nos Estados Unidos lado a lado com outras minorias não é uma opção, mas uma necessidade ... O diálogo não é sinónimo de acordo, é um espaço para ouvir com a mente aberta e chegar a acordos convidam-nos a amar com o coração aberto. Ser inclusivo não material de pregação, ou um discurso que se diz antes de participar da Santa Ceia, é sim material da ação coletiva, para construir o reino de Deus no nosso presente".

Esta reunião realizou-se nem um ponto chave da Conferência Geral 2016 em Portland, Oregon, em um momento em que a Igreja Metodista Unida confronta profundas diferenças sobre como lidar com o tema da ministração e inclusão da comunidade LGBTQI e decidiu colocar nas mãos dos bispos/as um processo que conduza a um acordo nos próximos anos.

* O Rev. Gustavo Vasquez é o Diretor de Comunicações Hispânica/Latina IMU. Você pode entrar em contato pelo (615)742-5111 ou por [email protected].

** Rev. Alex Souto e pastor da Igreja Metodista Unida de New Millford 

Iglesia Local
Cruces de madera otorgadas como reconocimiento especial a varios de los/as participantes en la celebración del 120mo aniversario de la IMU La Trinidad en mayo de 2925. La IMU La Trinidad ha sido una fuente de lideres hispanos para la denominación a lo largo de su historia. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

La Trinidad: un ejemplo del legado hispano al metodismo unido

La IMU La Trinidad es un ejemplo del rico legado que viene dejando la comunidad hispano-latina en el metodismo unido. Con 120 años de historia y testimonio ha permanecido llevando el mensaje del evangelio y los valores de la teología wesleyana por mas de 5 generaciones.
Temas Sociales
Durante la ceremonia inaugural, el altar preparado por los ministerios hispano-latinos de la Conferencia Anual del Norte de Illinois, ofreció una muestra de elementos sacramentales y colores como expresión litúrgica de la diversidad de razas, culturas, interpretaciones teológicas, edades y géneros que integran MARCHA. A la derecha el culto de apertura la Dra. Emma Escobar, Presidenta de MARCHA. Foto Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

MARCHA: “Es momento que la iglesia muestre la inclusión que predica”

El caucus hispano-latino se reunió bajo medidas especiales de seguridad, en medio de las tensiones sociales creadas por las constantes redadas migratorias que se llevan a cabo en la ciudad de Chicago, como parte de las políticas de persecución migratoria llevadas a cabo por el gobierno federal en ciudades santuario.
Temas Sociales
Una bandera estadounidense ondea a media asta en 2018 tras el tiroteo en la escuela secundaria Marjory Stoneman Douglas en Parkland, Florida. Las banderas vuelven a ondear a media asta tras el asesinato de un activista, ocurrida el 10 de septiembre en un campus universitario. Los/as obispos/as metodistas unidos/as instan a sus miembros a actuar como pacificadores/as para ayudar a poner fin a la violencia. Foto de Bryan Roschetzky, iStock.

Obispos/as metodistas instan a la paz tras asesinato de Kirk

Los/as obispos/as metodistas unidos/as ven una creciente amenaza de violencia política. Llaman a los/as feligreses a orar y actuar por la paz tras el tiroteo en una escuela y el asesinato del activista Charlie Kirk.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved